ME CANDIDATEI A UMA VAGA DE EMPREGO E AGORA?
ME CANDIDATEI A UMA VAGA DE EMPREGO E AGORA?
Principais erros que os candidatos cometem enquanto buscam emprego
Procurar emprego tomou novos formatos, e aquele antigo modelo de sair por aí entregando currículo impresso e preenchendo fichas aleatoriamente não tem mais surtido efeito positivo, uma vez que essa atividade de “procurar emprego” requer um pouco mais de estratégia e preparação para ser mais assertivo e conseguir a tão sonhada colocação ou recolocação profissional.
Se você não tem obtido sucesso nos processos de recrutamento e seleção talvez esteja cometendo alguns erros clássicos, e para lhe ajudar nesse processo segue algumas dicas do que não fazer durante o processo:
⦁ Atirar para todos os lados:
O desespero por uma vaga de trabalho só irá conduzir você a mais frustações durante o processo de busca por uma colocação no mercado de trabalho. Busque candidatar-se a vagas que tenham aderência com seu perfil profissional e sobre tudo que seja algo em que você goste de trabalhar, não adianta conseguir uma vaga agora e com poucos meses está pedindo demissão por insatisfação e não adaptação. E lembre-se quem fica atirando para todos os lados perde o alvo principal, e acaba não acertando em lugar nenhum.
⦁ Currículo Faz-tudo:
Entendemos que todas as experiências profissionais são importantes na sua evolução profissional, porém existem algumas que por não ter aderência a vaga pretendida acabam apenas “enchendo linguiça” no seu currículo, por isso deixe evidente as experiências, habilidades e competências (técnicas e comportamentais) para o cargo concorrido.
⦁ Ignorar as redes sociais:
As redes sociais são como a palavra dita, pode ser benção ou maldição, dependendo de como é usada poderá promover ou arruinar sua carreira e imagem, tente sempre questionar seu conteúdo digital. Imagine se você fosse um contratante em busca de um profissional de sua área e fizesse uma visita nas suas redes sociais, você se contrataria? Você tem usado suas redes sociais para promover seu trabalho? Para demonstrar o seu potencial ? Use suas redes sociais como ferramenta de autopromoção e não de auto depreciação.
⦁ Ser um candidato fantasma
Por mais bizarro que seja esse é o erro mais comum nos processos seletivos, e também o que mais frustra e desgasta o recrutador. O profissional que se candidata a vaga e some do mapa, literalmente vira “fantasma”, não atende o telefone, não responde e-mail, nem as mensagens enviadas nas redes sociais. O telefone é de toda a família menos dele. O recrutador ás vezes se limita a deixar recado com a tia, prima, irmã e até avós, e é óbvio que isso denota imediatamente ao recrutador um total desinteresse. Como é frustrante para o recrutador ter um bom currículo em mãos, mas não conseguir contato com o candidato à vaga. E pior ainda é o candidato que agenda entrevista e não comparece, e as desculpas pelo não comparecimento são desde o almoço com a namorada, sogra, noiva e por aí vai… se candidatou a vaga seja profissional e atento as etapas, se desistir do processo seja transparente com o recrutador, agradeça e vida que segue! Mas não seja um candidato fantasma!