Quem trabalhou em 2021 vai poder sacar o abono PIS/Pasep em 2022?
O abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2020 começou a ser pago em 8 de fevereiro e finalizado em 31 de março de 2022. Receberam os trabalhadores que exerceram atividades com carteira assinada em 2020.
Na verdade, houve um adiamento do calendário que deveria ter sido pago no ano passado, mas o governo federal transferiu o pagamento para 2022. O motivo foi o fato do governo ter direcionado as verbas para o BEm (Programa de Preservação do Emprego e da Renda, que vigorou de abril a agosto de 2021.
Com isso, o calendarío do abono salarial 2021 ainda não foi definido quando será pago. Muitos trabalhadores estão torcendo para que o governo libere o saque para este ano.
Quem trabalhou em 2021 com carteira assinada recebe o PIS quando?
Não existe nenhuma expectativa do abono salarial referente ao ano-base 2021 ser liberado em 2022. O mais provável é que o trabalhador que exerceu alguma atividade com carteira assinada, só receba o abono PIS/Pasep 2021 no próximo ano.
Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Como consultar o PIS pelo CPF
Veja como consular o seu PIS em qualquer ano usando o CPF:
Acesso o site Meu INSS e clique em “Entrar”;
Seleciona a opção para cadastrar e preencha as informações solicitadas, em seguida clique em “Próxima”;
Anote a senha que receberá do sistema, informe seu CPF e a senha;
Faça login e altere a senha para uma de sua escolha;
Acesse novamente, desta vez com o login e senha oficiais.