INSS: Veja o calendário de pagamentos da parcela única do 13º
O aplicativo do FGTS tem muitas outras opções além de consultar o saldo atual do FGTS, como, por exemplo, ajudar a sacar o PIS/Pasep
Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou oficialmente, o calendário do 13º salário em parcela única. Os novos repasses do abono serão destinados a um grupo específico que não foi beneficiado com a antecipação dos pagamentos em 2022.
Nesta linha, em 2022 os repasses do 13º salário foram antecipados de modo que os valores foram concedidos a cerca de R$ 30,5 milhões de aposentados e pensionistas, durante os meses de abril e junho. O pagamento ocorreu em duas parcelas, cada uma no valor correspondente a 50% do abono integral.
No entanto, pessoas que começaram a receber o benefício do INSS a partir de maio ficaram de fora do cronograma de pagamentos da antecipação do 13º. Diante disso, ficou definido que os pagamentos para este grupo iriam ocorrer a partir de novembro, em uma única parcela.
Ainda sim, é preciso ressaltar que o valor do abono será proporcional ao número de meses em que o segurado estava recebendo o benefício. Nesta linha, se forem 5 meses, a pessoa recebe o proporcional de 5/12 do valor do benefício mensal.
Como saber se vou receber o 13º salário em 2022?
O primeiro ponto a se observar é conferir se o seu benefício foi concedido a partir de maio. Em caso de positiva, agora é preciso analisar se o provento recebido prevê o pagamento do 13º salário.
Nesta linha, benefícios assistenciais, a exemplos do BPC/Loas e do RMV, não concedem a quantia extra aos seus beneficiários. Em suma, terão direito ao 13º aqueles que são amparados por algum dos seguintes proventos do INSS:
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Salário-maternidade;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão.
Datas de pagamento do 13º salário em parcela única
Conforme o cronograma de pagamentos, o repasse do abono extra começa dia 25 de novembro e é encerrado em 7 de dezembro. A ordem de recebimento é estabelecida conforme o final do Número de Identificação Social (NIS), basta observar o último dígito antes do traço (o verificador é desconsiderado).
- NIS terminado em 1: 24 de novembro;
- NIS terminado em 2: 25 de novembro;
- NIS terminado em 3: 28 de novembro;
- NIS terminado em 4: 29 de novembro;
- NIS terminado em 5: 30 de novembro;
- NIS terminado em 6: 01 de dezembro;
- NIS terminado em 7: 02 de dezembro;
- NIS terminado em 8: 05 de dezembro;
- NIS terminado em 9: 06 de dezembro;
- NIS terminado em 0: 07 de dezembro.
Calendário para quem recebe acima de um salário mínimo
- NIS terminado em 1 e 6: 01 de dezembro;
- NIS terminado em 2 e 7: 02 de dezembro;
- NIS terminado em 3 e 8: 05 de dezembro;
- NIS terminado em 4 e 9: 06 de dezembro;
- NIS terminado em 5 e 0: 07 de dezembro.