Três dicas para aumentar as chances de receber retorno dos recrutadores
Na busca por emprego, não ter notícias dos recrutadores é um dos aspectos mais frustrantes e desanimadores. Mas o fato é que esses profissionais têm toneladas de requisições para preencher e simplesmente não têm tempo ou recursos suficientes para responder a todas as solicitações que recebem.
Mas isso não é motivo para desistir. Em artigo publicado no Business Insider, Kyle Elliott, fundador, treinador de carreira e redator profissional de currículos por trás do CaffeinatedKyle.com, dá 3 dicas para os candidatos aumentarem a chance de ter um retorno. Confira:
1. Encontre um “insider” na empresa
Embora todos saibamos que o networking é fundamental durante a procura de emprego, alguns relacionamentos são mais vantajosos do que outros. Você pode aumentar a probabilidade de receber um retorno dos recrutadores encontrando um patrocinador interno em sua empresa-alvo. Mire em alguém que está em sua função alvo, e por duas razões. Primeiro porque essa pessoa já navegou pelos processos de inscrição, entrevista e integração. Assim, pode fornecer a você uma visão dos bastidores. Em segundo lugar, o supervisor dele provavelmente é o gerente de contratação. Se a conversa correr bem, seu contato pode conectá-lo diretamente com ele e aumentar a suas chances de conseguir uma entrevista.
2. Personalize seu currículo para o anúncio de emprego
Adaptar seus documentos de carreira pode ser a diferença entre conseguir um emprego ou não. Seu papel como candidato a emprego é demonstrar que é perfeito para a empresa e o cargo, e esse material é a sua primeira oportunidade de demonstrar esse alinhamento.
Reserve um tempo para personalizar a carta de apresentação e o currículo a cada anúncio de emprego. E não é preciso gastar horas nesse processo. Depois de ter uma carta de apresentação e um currículo poderosos, que alavanquem sua personalidade e destaque a sua qualidade, você só precisa de 20 a 30 minutos para preencher cada formulário. Use esse tempo para se concentrar nos seguintes itens de ação:
– Inclua as informações de contato do recrutador na parte superior da carta de apresentação;
– Mencione porque você está interessado na empresa e posição em sua carta de apresentação;
– Inclua o cargo que você está almejando no topo do seu currículo;
– Integre requisitos de trabalho e palavras-chave em seu resumo de carreira, mencionando conquistas quando possível.
3. Peça uma atualização sobre a sua candidatura
Considere entrar em contato com o recrutador para obter informações atualizadas sobre sua candidatura, isso caso tenham se passado mais de duas semanas desde que enviou o currículo e não haja um cronograma de inscrição anunciado. Embora possa parecer uma etapa simples, muitos candidatos a emprego temem incomodar os recrutadores, verificando sua candidatura. Contanto que sua mensagem seja curta e amigável, você não está incomodando o recrutador. Além disso, se não recebeu uma resposta sobre sua inscrição, o que você tem a perder? Esta deve ser estrutura da mensagem:
“Olá [primeiro nome],
Espero que você esteja bem. Estou fazendo contato para checar sobre o processo seletivo para a vaga de [cargo] na [empresa] e verificar se você precisa de mais informações para facilitar a continuidade do processo.”
Pode ser difícil chamar a atenção dos recrutadores no LinkedIn, pois eles recebem centenas, senão milhares de mensagens por mês. Considere enviar sua mensagem por e-mail para aumentar suas chances de receber uma resposta – e conseguir um emprego.