INSS vai pagar 13° salário neste mês. Veja quem tem direito de receber
As pessoas que começaram a receber benefícios a partir de maio, não foram contempladas com o 13º. Por isso, elas receberão agora em novembro em parcela única
Antes que você fique confuso e pense: “o INSS já pagou o 13º salário entre abril e junho deste ano, como vai pagar de novo?” No entanto, quem vai receber o 13º serão os segurados que começaram a receber benefícios a partir de maio e não foram incluídos no calendário da antecipação da gratificação natalina.
O calendário oficial do 13º salário do INSS vigorou no início deste ano, em meados de abril e junho. Na ocasião, aposentados, pensionistas e demais segurados tiveram a chance de receber uma parcela extra do benefício.
Porém, as pessoas que começaram a receber benefícios a partir de maio não foram contempladas com o 13º. Por isso, elas receberão agora em novembro em parcela única. Os segurados receberão de acordo com o calendário padrão da autarquia, com base no número final do benefício, sem considerar o dígito (o número após o traço).
O que é o 13º salário do INSS?
O 13° salário é um benefício trabalhista, concedido aos trabalhadores com carteira assinada e também para quem recebe aposentadoria, pensão e auxílios do INSS.
De acordo com o Instituto, o pagamento será realizado de forma proporcional, ou seja, referente aos meses do ano. Desta forma, quanto antes se tornar beneficiário, maior será o valor.
O beneficiário que vai receber o dinheiro extra precisa ficar atento, isso porque essa parcela do abono vem com descontos, como o de Imposto de Renda (aposentados com 64 anos ou menos, que ganha mais que R$ 1.903,98 mensais sofre recolhimento de Imposto de Renda sobre o abono). Já os aposentados com 65 anos ou mais têm desconto de IR sobre o 13º salário se o valor for superior a R$ 3.807,93. Esse grupo tem direito a dupla isenção.
Benefícios contemplados pelo 13º salário do INSS
Vão poder receber em novembro o abono natalino em parcela única:
- Aposentadorias;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão;
- Pensão por morte;
- Salário maternidade.
Não podem receber o 13º salário as pessoas que têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Como consultar o valor do 13º salário?
Você poderá consultar o quanto vai receber na parcela única, para isso, poderá acessar o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). Também é possível fazer a consulta por meio do portal Meu INSS. Ou ligar para a central de atendimento do INSS, telefone 135 (disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h).
Calendário do 13º salário do INSS
Lembrando que o 13º salário será pago em parcela única para quem começou a receber benefícios do INSS a partir de maio de 2022.
Quem recebe um salário mínimo
- Benefício final 1: 24 de novembro;
- Benefício final 2: 25 de novembro;
- Benefício final 3: 28 de novembro;
- Benefício final 4: 29 de novembro;
- Benefício final 5: 30 de novembro;
- Benefício final 6: 01 de dezembro;
- Benefício final 7: 02 de dezembro;
- Benefício final 8: 05 de dezembro;
- Benefício final 9: 06 de dezembro;
- Benefício final 0: 07 de dezembro.
Quem recebe acima de um salário-mínimo
- Benefício final 1 e 6: 01 de dezembro;
- Benefício final 3 e 8: 05 de dezembro;
- Benefício final 4 e 9: 06 de dezembro;
- Benefício final 5 e 0: 07 de dezembro.
- Benefício final 2 e 7: 02 de dezembro.