WhatsApp, Facebook e Instagram ficam fora do ar nesta segunda (4)
Usuários começaram a reclamar no início da tarde desta segunda-feira (4) que o WhatsApp, Instagram e Facebook estavam fora do ar. Enquanto as redes sociais não estavam atualizando o feed, o mensageiro não estava recebendo e enviando nenhuma mensagem.
A queda foi monitorada pelo Downdetector, que começou a notificar um aumento significativo de reclamações por volta das 12h30 (horário de Brasília). O mapa de falhas do site aponta, inclusive, que os problemas foram notificados em várias capitais do país, como São Paulo, Recife, Salvador e Curitiba.
Com as três plataformas de Mark Zuckerberg fora do ar, as pessoas aproveitaram para reclamar da situação no Twitter. De maneira bem-humorada, os usuários pediram para que as redes voltem a funcionar o mais rápido possível.
O que causou a instabilidade?
A queda das duas principais redes sociais e do principal aplicativo de mensagem do mundo não aconteceu somente no Brasil. No Twitter, foi possível encontrar publicações em inglês e espanhol, por exemplo, de pessoas falando que os serviços não estavam funcionando. O assunto, inclusive, virou notícia no mundo todo.
Nos Estados Unidos, por exemplo, as hashtags #instagramdown e #facebookdown ficaram nas primeiras colocações nos Trendings Topics por volta das 13h (horário de Brasília). O mesmo aconteceu em países como Espanha, Alemanha e Reino Unido.
A causa da queda ainda não foi informada, o assunto está “sendo investigado”.
O perfil oficial do WhatsApp publicou, no Twitter, que está “ciente dos problemas” e que está “trabalhando para que as coisas voltem ao normal”.
We’re aware that some people are experiencing issues with WhatsApp at the moment. We’re working to get things back to normal and will send an update here as soon as possible.
Thanks for your patience!
— WhatsApp (@WhatsApp) October 4, 2021